Dilma Rousseff dá os rumos da nova política industrial do país

Publicado em 15/07/2011 08:22
A presidente Dilma Rousseff disse nessa quinta, dia 14, que a nova política industrial vai priorizar inovação tecnológica, fortalecimento do comércio exterior e a reestruturação do Super Simples. Na cerimônia de posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, em Porto Alegre (RS), Dilma afirmou que o pacote industrial será lançado no início de agosto.

A presidente explicou que o programa será baseado numa “vigorosa política de compras públicas”, na oferta de crédito e na facilidade de acesso a programas de inovação.

– Nosso objetivo principal é diversificar a pauta de exportação de manufaturados. Também vamos investir contra práticas protecionistas fraudulentas e manter nossa visão estratégica de desenvolvimento, com estabilidade e inclusão – detalhou.

No seu discurso, Dilma não se referiu à questão cambial, decisiva para aumentar as exportações. Um dos pilares do pacote, segundo a presidente, será aumentar a exigência de conteúdo nacional em investimentos no país, especialmente em obras públicas.

Dilma também confirmou o lançamento do programa Brasil Sem Fronteiras, com a distribuição de 75 mil bolsas de estudo para graduação e pós-graduação até 2014 nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia da informação e ciências médicas. Essas são as áreas onde o país enfrenta a maior carência de especialistas, comentou. O destino dos bolsistas serão, segundo Dilma, as 30 melhores universidades do mundo.

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA