Dilma Rousseff dá os rumos da nova política industrial do país

Publicado em 15/07/2011 08:22
A presidente Dilma Rousseff disse nessa quinta, dia 14, que a nova política industrial vai priorizar inovação tecnológica, fortalecimento do comércio exterior e a reestruturação do Super Simples. Na cerimônia de posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, em Porto Alegre (RS), Dilma afirmou que o pacote industrial será lançado no início de agosto.

A presidente explicou que o programa será baseado numa “vigorosa política de compras públicas”, na oferta de crédito e na facilidade de acesso a programas de inovação.

– Nosso objetivo principal é diversificar a pauta de exportação de manufaturados. Também vamos investir contra práticas protecionistas fraudulentas e manter nossa visão estratégica de desenvolvimento, com estabilidade e inclusão – detalhou.

No seu discurso, Dilma não se referiu à questão cambial, decisiva para aumentar as exportações. Um dos pilares do pacote, segundo a presidente, será aumentar a exigência de conteúdo nacional em investimentos no país, especialmente em obras públicas.

Dilma também confirmou o lançamento do programa Brasil Sem Fronteiras, com a distribuição de 75 mil bolsas de estudo para graduação e pós-graduação até 2014 nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia da informação e ciências médicas. Essas são as áreas onde o país enfrenta a maior carência de especialistas, comentou. O destino dos bolsistas serão, segundo Dilma, as 30 melhores universidades do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário