Dilma Rousseff dá os rumos da nova política industrial do país

Publicado em 15/07/2011 08:22 237 exibições
A presidente Dilma Rousseff disse nessa quinta, dia 14, que a nova política industrial vai priorizar inovação tecnológica, fortalecimento do comércio exterior e a reestruturação do Super Simples. Na cerimônia de posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, em Porto Alegre (RS), Dilma afirmou que o pacote industrial será lançado no início de agosto.

A presidente explicou que o programa será baseado numa “vigorosa política de compras públicas”, na oferta de crédito e na facilidade de acesso a programas de inovação.

– Nosso objetivo principal é diversificar a pauta de exportação de manufaturados. Também vamos investir contra práticas protecionistas fraudulentas e manter nossa visão estratégica de desenvolvimento, com estabilidade e inclusão – detalhou.

No seu discurso, Dilma não se referiu à questão cambial, decisiva para aumentar as exportações. Um dos pilares do pacote, segundo a presidente, será aumentar a exigência de conteúdo nacional em investimentos no país, especialmente em obras públicas.

Dilma também confirmou o lançamento do programa Brasil Sem Fronteiras, com a distribuição de 75 mil bolsas de estudo para graduação e pós-graduação até 2014 nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia da informação e ciências médicas. Essas são as áreas onde o país enfrenta a maior carência de especialistas, comentou. O destino dos bolsistas serão, segundo Dilma, as 30 melhores universidades do mundo.

Fonte:
Zero Hora

0 comentário