Obama e republicanos negociam exigências sobre dívida

Publicado em 15/07/2011 16:29
O presidente norte-americano, Barack Obama, e os republicanos discutiam nesta sexta-feira exigências para se chegar a um plano sério sobre o déficit, o que mostrava a falta de progresso nas negociações para evitar uma moratória da dívida.

Obama usou uma entrevista coletiva na Casa Branca para manter a pressão sobre os líderes do Congresso, para que eles cheguem a um acordo sobre uma pauta de trabalho para a redução do déficit antes do prazo final de 2 de agosto.

Cinco rodadas de conversações na Casa Branca nesta semana não produziram nenhum acordo, mas geraram disputas partidárias. As negociações devem ser retomadas no fim de semana.

"Mostre-me um plano sobre o que está sendo feito em termos de redução de dívida e déficit. Se eles me mostrarem um plano sério, estou pronto para me mover, mesmo se isso for requerer decisões difíceis", disse Obama.

O presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, principal republicano do país, afirmou que Obama e os democratas ainda não mostraram um plano sério.

"Eles não se mostraram dispostos a colocar um plano real sobre a mesa. Sem cortes sérios de gastos... esse problema não será resolvido", disse Boehner.

O Congresso precisa elevar o teto de 14,3 trilhões de dólares para a dívida do país antes de 2 de agosto, ou o governo ficará sem dinheiro para pagar suas contas.

Os republicanos vêm insistindo que o governo se comprometa com uma redução do déficit antes de assinarem o aumento do teto.

Mas as conversações chegaram a um impasse sobre gastos e impostos. Obama disse concordar com maiores cortes de gastos e quer que os republicanos aceitem algum aumento de impostos sobre os norte-americanos mais ricos. Eles recusam.

Obama suspendeu as negociações nesta sexta-feira, dizendo aos parlamentares que cheguem a um "plano de ação" para desbloquear as conversações.

Os líderes republicanos disseram que aprovarão na semana que vem uma lei que vincule o aumento do teto da dívida a uma redução mais forte e imediata dos gastos, a um limite para gastos futuros e a uma emenda constitucional que demande que Washington equilibre seu Orçamento neste ano.

A emenda tem, no entanto, pouca chance de obter os dois terços necessários para aprovação no Senado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário