Obama endossa plano alternativo de redução do déficit de US$ 3,7 tri

Publicado em 19/07/2011 16:11
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou seu apoio a um plano para redução do déficit de US$ 3,7 trilhões, dizendo que se trata de um programa “amplamente consistente” com uma abordagem sobre o déficit que considera consistente com a sua posição. Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente disse que existe potencial para um consenso bipartidário para cortar o déficit e exortou os líderes no Congresso a “falarem abertamente” sobre um plano que possa ser aprovado em ambas as casas.

Obama disse que a proposta do grupo de senadores conhecido como a “Gangue dos Seis” representa um “significativo avanço” nas negociações sobre o déficit que até então tinham falhado em produzir um acordo. Essa proposta prevê corte de gastos, revisão dos programas sociais como Medicare, revisão dos códigos tributários e significativas mudanças na Previdência Social. No geral, a proposta tem como base um pacote de reduções nos gastos apresentado em dezembro pela comissão de redução do déficit da Casa Branca, presidido pelo democrata Erskine Bowles e pelo republicano Alan Simpson.

O presidente disse que até agora os mercados financeiros “mostraram confiança de que a liderança em Washington não vai levar a economia para o precipício”. Obama afirmou que quer manter essa confiança e por isso exortou os congressistas a encontrarem uma solução, em breve. “Não temos mais tempo para nos engajarmos em gestos simbólicos, não temos mais tempo para postura. É hora de arregaçarmos as mangas e resolvermos de fato este problema”, disse o presidente.

Obama quer que os líderes do Congresso comecem a elaborar uma solução final nesta quarta-feira. Ele também voltou a rejeitar um plano dos deputados republicanos de colocar em votação nesta terça-feira uma proposta que eleva o teto da dívida, mas que exige em contrapartida cortes de gastos da mesma magnitude.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário