RS: Plano Safra Estadual é finalizado

Publicado em 21/07/2011 07:31
Após 60 dias de negociação, foi finalizado ontem (20) o primeiro Plano Safra 2011/2012 do RS. O martelo foi batido em reunião entre o governador Tarso Genro e os secretários do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. O lançamento foi agendado para segunda-feira no município de Sério, no Vale do Taquari.

O plano agrícola será dividido em três linhas de atuação: oferta de crédito, ampliação de recursos orçamentários para o setor primário e novos programas. Segundo o diretor administrativo da Seapa, Jeferson Chiarelli, os novos programas terão juro subsidiado pelo governo. Os agricultores familiares também serão favorecidos na oferta de crédito, com redução de juros em relação à agricultura empresarial.

Apesar de não adiantar o valor, Ivar Pavan garantiu que o agricultor terá verba suficiente para produzir mais e melhor. O aporte estadual será suplementar aos R$ 24 bilhões destinados ao RS pelo governo federal. "Não vai faltar crédito", reforçou. Entre as novidades está um programa de incentivo à produção e à comercialização de produtos agroecológicos e outro focado no fomento à irrigação. Na lista de inovações, também virá o Leite Gaúcho, já noticiado pelo CP.

O que está por vir

- Crédito farto: verba para financiar a agricultura gaúcha;

- Programa Leite Gaúcho: parcerias para elevar a produção, ampliar assistência e reduzir a ociosidade da indústria;

- Programa de Irrigação - Metas para construção de médios e pequenos açudes;

- Programa de Incentivo à agroecologia;

- Incentivo à sanidade animal;

- Incentivo à bioenergia;

- Adesão do RS ao Suasa;

- Fepagro - recuperação de verbas federais e contratações;

- Emater - Ações de fortalecimento de assistência técnica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário