Brasil integra reunião da OIE sobre peste suína

Publicado em 21/07/2011 07:40
Termina hoje (21), em Paris, a reunião técnica do grupo ad hoc para tratar do reconhecimento da situação de doenças oficiais de notificação obrigatória, como a peste suína clássica (PSC), na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia(SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representa o Brasil no encontro.

O objetivo da reunião é revisar, analisar e fornecer recomendações para mudanças nos procedimentos e regras mundiais para a PSC. O grupo também fará a revisão e a atualização do Código Terrestre em PSC

Segundo a OIE, atualmente a peste suína clássica afeta animais nas Américas Central e do Sul, Europa, Ásia e partes da África. A América do Norte, Austrália e Nova Zelândia estão atualmente livres da doença. Nos anos 90 apareceram focos na Holanda, Alemanha, Bélgica e Itália. A PSC atinge os suínos domésticos e selvagens, não afetando o homem. Ela foi detectada pela primeira vez nos EUA no século 19.

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação da zona do euro está no caminho certo e voltará à meta em breve, diz De Cos, do BCE
Fed mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%
Mercado espera grande queda de vendas da Apple e aguarda IA nos iPhones
Abertura de vagas no setor privado dos EUA cresce em abril e supera expectativas
Fed manterá taxas estáveis enquanto inflação diminui esperanças de flexibilização da política monetária