Preços agropecuários ao produtor explicam leve aceleração do IGP-M

Publicado em 28/07/2011 15:04
O comportamento dos preços agropecuários ao produtor foi o grande responsável pela leve aceleração do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) em julho — o indicador caiu 0,12%, menos que o recuo de 0,18% do mês anterior. O ponto é que as cotações dos bens agropecuários ao produtor tiveram queda de 0,84%, um tombo mais suave que a variação negativa de 2,1% observada em junho.

“A piora na evolução dos preços agrícolas foi registrada nos seus três grandes grupos — lavouras temporárias, lavouras permanentes e pecuária – sendo mais intensa neste último, em função do comportamento das carnes e dos ovos”, nota, em relatório, a LCA Consultores. O item aves, por exemplo, que havia recuado 6,93% em junho, teve alta de 2,39% neste mês.

Os produtos industriais ao produtor, por sua vez, foram na direção contrária. Passaram de uma alta de 0,15% em junho para variação zero em julho. “Foi a menor desde dezembro de 2009”, como ressalta a LCA.

A consultoria chama a atenção, contudo, para a diferença dos componentes do grupo. Segundo a LCA, enquanto a variação dos  preços ao produtor da indústria extrativa passou de uma alta de 6,1% para um recuo de 1,4%, graças principalmente à queda observada nos preços do minério de ferro, as cotações do item indústria de transformação tiveram variação de 0,12% em julho, depois de cair 0,33% no mês anterior.

Como o resultado do IGP-M de julho foi um pouco superior ao esperado, a LCA acredita que o IGP-DI deste mês deverá ficar muito próximo de zero, “em parte graças à continuação da relativa deterioração do IPA Produtos Agrícolas”.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética