Mesmo com acordo nos EUA, mundo viverá período de incerteza, diz Dilma

Publicado em 02/08/2011 14:01
O Brasil tem condições de enfrentar “essa crise prolongada, mas não pode declarar-se imune”, afirmou a presidente Dilma Rousseff.

Segundo ela, tudo indica que o senado americano votará hoje o novo teto para a dívida dos Estados Unidos, o que “evitará o pior, mas o mundo ainda viverá um longo período de incertezas”, afirmou.

No lançamento da nova política industrial Plano Brasil Maior, Dilma  disse que se o Congresso americano resolver a situação do envididamento público do país, “a insensatez pode ter sido evitada, mas a instabilidade lá fora vai continuar”.

Citou que o país tem meios de defender-se da crise, porque tem hoje 60% mais reservas internacionais do que na crise de 2008, por exemplo.
A nova política industrial lançada hoje “é um plano estratégico da Nação”,  tem o objetivo de criar anteparos contra a crise.  

“É imperativo defender a indústria brasileira e nossos empregos da concorrência desleal, da guerra cambial que reduz nossas exportações e, mais grave ainda, tenta reduzir nosso mercado interno que construimos com esforço  muita dedicação”, afirmou ela.

Antes de Dilma, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, qualificou o programa de “audaz e corajoso” e afirmou que a presidente lhe pediu “tolerância zero” contra a pirataria, importações fraudulentas e triangulação em operações de comércio exterior.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, também fez um rápido discurso explicando as medidas que incentivam a inovação tecnológica no setor produtivo. O Brasil Maior, segundo Mercadante, significa “mais produção, mais emprego, mais inovação”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário