Société Générale alerta para lucro em 2012, ações despencam

Publicado em 03/08/2011 08:36
O banco francês Société Générale mostrou cicatrizes de sua participação no resgate da Grécia nos resultados de segundo trimestre, o que deixou fora de alcance as metas de lucro da instituição para 2012.

O segundo maior banco da França informou que o objetivo de atingir 6 bilhões de euros (8,55 bilhões de dólares) em lucro líquido em 2012 será "difícil de ser alcançado" por causa de um cenário econômico e financeiro mais difícil.

As ações da instituição perdiam desabavam 7,6 por cento, na pior performance do índice de bancos europeus, depois que os resultados do grupo ficaram abaixo do esperado por analistas.

O lucro líquido da instituição caiu 31 por cento na comparação anual, para 747 milhões de euros, bem abaixo da média de expectativas do mercado, de 1,15 bilhão de euros.

O grupo assumiu um encargo antes de impostos de 395 milhões de euros decorrente de sua exposição à Grécia, o que fez as provisões para perdas com empréstimos crescer 17,3 por cento sobre o ano passado, para 1,185 bilhão de euros.

"Os resultados ficaram abaixo do esperado, mesmo sem considerar a provisão relacionada à Grécia", afirmou Alex Koagne, analista financeiro da Natixis.

O rival Crédit Agricole alertou na semana passada que sua unidade grega, Emporiki, teria prejuízo e o grupo disse que assumiria um impacto de 850 milhões de euros decorrente da Grécia no segundo trimestre.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética