Nepal discute possibilidade de cooperação na área agrícola com governo brasileiro

Publicado em 03/08/2011 10:39
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, recebeu, nessa terça, dia 2, em Brasília, comitiva do Nepal chefiada pelo vice-primeiro-ministro e chanceler do país, Upendra Yadav. No encontro, os dirigentes discutiram a possibilidades de cooperação entre os dois países.

O Nepal é um país predominantemente agrícola, onde 90% da população depende diretamente da agricultura. Com terras férteis e clima favorável, tem vocação para a criação de gado e a produção de café, grãos e frutíferas, entre outros.

– Pretendemos aumentar o domínio sobre produtos e produções mais adequados às nossas condições – afirmou Yadav durante a reunião com Rossi.

Como áreas prioritárias para a futura cooperação, Yadav mencionou o know-how brasileiro em Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e sementes híbridas, além da experiência do Brasil em cooperativismo. O vice-primeiro-ministro também demonstrou interesse em enviar técnicos e estudantes do Nepal para aperfeiçoamento no Brasil.

Rossi destacou o desenvolvimento da agricultura brasileira, com ênfase no equilíbrio entre produção de alimentos e preservação ambiental. O ministro mencionou ainda a liderança mundial do Brasil na produção de café, suco de laranja e açúcar e na exportação de carne bovina e de frango e soja em grãos.

– Quando vejo o empenho do Nepal em ampliar sua capacidade produtiva, vislumbro inúmeras possibilidades e o Brasil poderá contribuir para isso – afirmou Wagner Rossi.

O ministro aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Nepal à eleição do brasileiro José Graziano da Silva para o cargo de diretor-geral da FAO. Durante esta quarta, dia 3, Brasil e Nepal devem assinar Acordo Quadro, no Palácio Itamaraty, que possibilitará novos avanços para a cooperação em diversas áreas entre os dois países.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro