Bolsas da Ásia caem pelo 3º dia, mas intervenção ajuda Japão

Publicado em 04/08/2011 11:06
O iene desabava ante o dólar nesta quinta-feira, depois que as autoridades japonesas intervieram para conter a alta recente da moeda, impulsionando a bolsa de Tóquio, mas a maioria dos mercados de ações da Ásia fechou em queda por temores sobre a desaceleração do crescimento mundial. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,58% às 8h21 (horário de Brasília), levando as perdas acumuladas nos últimos três dias para cerca de 5%. O iene mais fraco valorizou as ações das grandes exportadoras japonesas e o índice Nikkei subiu 0,23%.

Um dia depois que a Suíça surpreendeu ao reduzir a taxa básica de juros para enfraquecer sua moeda, o iene perdia cerca de 4% ante ao dólar após a venda de ienes pelo Japão, que teme os efeitos da divisa forte sobre a recuperação de sua economia.

Notícias de uma fusão entre duas gigantes industriais do Japão, a Hitachi e a Mitsubishi Heavy Industries, para criar as maiores empresas de infraestrutura do mundo, também deu apoio ao mercado local. Mas as outras bolsas asiáticas tiveram dificuldades, com receios sobre a economia global tirando o entusiasmo do investidor.

O índice de Seul caiu 2,31%. O mercado se desvalorizou 0,49% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan recuou 1,65%, enquanto o índice referencial de Xangai teve leve ganho de 0,21%. Cingapura encerrou em baixa de 0,75% e Sydney fechou em queda de 1,3%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética