Subcomissão discutirá medidas para conter importação

Publicado em 10/08/2011 10:18
A subcomissão destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional se reúne na quarta-feira (10) para discutir os impactos causados pelo aumento da importação do produto. Segundo informações divulgadas pela imprensa, o volume de leite e derivados que entraram no mercado brasileiro até junho deste ano equivale a 73,8% do que foi importado durante todo o ano de 2010.

Em audiência no Senado, na semana passada, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, defendeu a necessidade de um acordo para estabelecer cotas mensais de importação de leite em pó do Uruguai. Segundo ele, o aumento da importação do produto uruguaio tem preocupado os produtores brasileiros.

Alvim ressaltou que já há um acordo com a Argentina, fechado em 2009, que estabeleceu cotas mensais de importação do leite em pó. O Brasil negocia nesta semana uma prorrogação desse acordo. A CNA alertou que o aumento das importações poderá gerar forte redução dos preços pagos ao produtor pelo litro do leite "in natura" no Brasil. Há temor de que essa eventual redução de preços, associada à alta dos custos de produção, possa causar desestímulo à atividade leiteira nacional.

A reunião da subcomissão está marcada para as 9h10, na sala da Presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O presidente da subcomissão é o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MilkPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário