Na Reuters: Após forte alta, Bovespa volta a cair para perto de 50 mil pontos

Publicado em 10/08/2011 11:15
O principal índice das ações brasileiras, Ibovespa, caía cerca de 2% na abertura dos negócios nesta quarta-feira, devolvendo parte dos ganhos da véspera e voltando a operar em torno de 50 mil pontos. Às 10h14 (de Brasília), o Ibovespa recuava 2,22 %, a 50.017 pontos.

Um dia após queda de 8,08% na segunda-feira, o índice recuperou parte dos ganhos com avanço de 5%, seguindo as demais bolsas internacionais após comunicado do Federal Reserve (FED, o banco central americano). No mês, o índice acumulava baixa de 13% antes da abertura do pregão.

Saiba mais
O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.

Bolsa de NY abre em queda de mais de 2% após forte alta da véspera

As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam em queda de mais de 2% nesta quarta-feira, após a forte valorização da véspera, com o temor dos investidores sobre a economia e o endividamento público do país gerando volatilidade. Às 10h53 (de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, caía 2,44%, para 10.965 pontos.

O índice Standard & Poor's 500 recuava 2,37%, a 1.144 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq perdia 2,3%, para 2.425 pontos.

Na agência AFP:

Bolsas da Europa sofrem fortes perdas no rastro de Wall Street

Milão, Itália, 10 Ago 2011 (AFP) -O índice FTSE Mib da Bolsa de Milão perdia neste quarta-feira mais de 4%, duas horas antes do fechamento, seguindo os passos de Wall Street.

Paris também perdia 2,22%, depois de ter caído mais de 3%, arrastada pelo setor bancário.

A Bolsa de Frankfurt perdia mais de 3% e Madri registrava também -3%.

A Bolsa de Londres perdia mais de 3%.

Os mercados europeus acompanham assim a tendência da Bolsa de Nova York, que acelerava suas perdas com o índice Dow Jones perdendo mais de 3% em um recuo impulsionado pelos valores bancários.

Às 14H00 GMT, o Dow Jones Industrial Average cedia 3,15% e Nasdaq, o índice tecnológico, caía 2,97%.

Na bolsa de Paris, as ações do banco francês Société Générale caíam mais de 20%, em meio aos rumores sobre uma eventual degradação da nota da dívida da França e novos temores sobre a Grécia.

Interrogado pela AFP, o banco não soube explicar a queda.

Fonte: Reuters + AFP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética