Agricultura será o pilar do Brasil para enfrentar a crise, diz Rossi

Publicado em 11/08/2011 09:07
Em entrevista coletiva sobre o 11º levantamento 2010/2011, ministro da Agricultura reafirma a importância da agricultura para sustentar a economia brasileira durante a crise financeira mundial
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, apresentou nesta terça-feira, 9 de agosto, dados do Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que confirmam o recorde na produção de grãos. “O papel da agricultura e pecuária ganha ainda mais importância e força diante da crise econômica internacional que está começando”, afirmou Rossi. A safra de grãos 2010/2011 deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, de acordo com o 11º levantamento realizado pela Conab e divulgado nesta terça-feira, 9 de agosto, em Brasília.

Para Wagner Rossi, os efeitos da instabilidade da economia mundial, que reduz a demanda, são menores nos produtos destinados à alimentação do que em outras commodities. “A alimentação é uma necessidade, então, é a ultima coisa a ser cortada. Isso coloca o Brasil em uma situação especial, já que somos um grande produtor. Há um decréscimo natural, por isso, a agricultura e pecuária são importantes para dar firmeza à economia mundial”, explicou o ministro.

Wagner Rossi disse que não espera uma elevação nos preços das commodities e sim uma diminuição, já que a inflação dos alimentos na China foi muito alta. ”Com isso, a China deve começar a tomar medidas que irão forçar o preço internacional para baixo, porém, isso não deve afetar o Brasil. A demanda por alimentos continuará grande, mas os preços médios devem ter uma variação para menos. Mesmo assim a agricultura será o grande esteio do Brasil para enfrentar as possíveis dificuldades mundiais”, afirmou Rossi.

O levantamento da Conab mostrou também que as perdas com a geada, em especial no Paraná, superaram 1 milhão de toneladas, mas a recuperação em outras áreas permitiu que o impacto na produção total fosse de apenas 500 mil toneladas em relação à safra anterior. “Detectamos efeitos das geadas do mês passado, em especial nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e nas culturas do milho e trigo, mas no geral houve uma compensação porque em outras áreas houve um aumento de produção”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário