China diz visar iuan estável, mas mercado vê apreciação

Publicado em 12/08/2011 14:44
O banco central da China disse nesta sexta-feira que visa manter a taxa de câmbio relativamente estável, mas a declaração pouco fez para amenizar a especulação de que o país permitirá uma apreciação mas rápida da moeda para conter a inflação.

O BC disse em seu relatório de inflação que usará "múltiplas ferramentas de política", incluindo taxa de juros e depósito compulsório, para tentar manter os preços sob controle.

O documento --bastante similar ao anterior-- reiterou que o BC quer manter o câmbio praticamente estável em um "nível razoável e equilibrado".

"Vamos usar razoavelmente as ferramentas de preços, como juros, para administrar a demanda por capital e o ambiente de investimento/poupança para administrar as expectativas inflacionárias", afirmou o BC.

No entanto, uma série de reportagens em jornais locais associados ao governo sugeriram que o banco usaria uma moeda mais forte para ajudar a controlar a inflação de importados.

Não foi informado se o relatório de inflação foi escrito antes ou depois dessas reportagens nesta sexta-feira.

As matérias, que aparecem em meia dúzia de jornais em uma rara demonstração de uniformidade, aumentou as especulações dos mercados de que uma mudança na política é iminente, talvez envolvendo um aumento na banda de negociação do iuan.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário