Brasil quer ingressar em fundo latino para evitar crise

Publicado em 12/08/2011 14:57
O Brasil manifestou formalmente interesse em ingressar no Fundo Latino-americano de Reservas (Flar), uma instituição mantida desde 1978 pelos países andinos, Costa Rica e Uruguai. O movimento brasileiro, segundo afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após o fim da reunião de ministros da área econômica da Unasul, que reúne os onze países do continente, é um primeiro passo para criar um mecanismo de proteção contra volatilidade. "Precisamos, neste momento, nos preparar tanto para um agravamento da crise atual como para a sua maior duração", disse o ministro.

A Argentina também apresentou a mesma disposição. Segundo o ministro argentino, Amado Boudou, o Flar será uma espécie de plataforma para um fundo de maior robustez. "Estamos criando uma nova institucionalidade com os instrumentos já existentes", comentou Boudou também ao final do encontro.

Segundo Mantega, a direção da Flar deve percorrer os países interessados, em uma espécie de "road show". Em um primeiro momento, o Brasil poderia ingressar na entidade sem exigir a mudança de suas regras. "O Flar estabelece uma cota com limite de US$ 500 milhões de integralização máxima para a participação. Não vejo maiores problemas para a adesão, que teria que passar pelo Congresso Nacional. Penso que seria um gesto importante", disse Mantega.

Além da revitalização do Flar, a cúpula decidiu também adotar uma posição em bloco contra o atual funcionamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "O BID foi desvirtuado ao longo do tempo. Ele deveria ser o FMI latino-americano, mas, na prática, outros países ficaram com seu controle. Só vamos fortalecer o BID com mudança das cotas e da governança", disse o ministro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário