França e Alemanha pressionam por mais disciplina fiscal na Europa

Publicado em 17/08/2011 11:19
França e Alemanha aumentaram a pressão sobre seus parceiros na zona do euro para melhorar a disciplina fiscal no bloco ao cortar os gastadores desobedientes da região do principal fundo da União Europeia.

Em carta ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel recomendaram a suspensão dos pagamentos do fundo europeu de socorro da União Europeia a Estados-membros da zona do euro com "déficits orçamentários excessivos".

Eles também disseram que os recursos dos fundos de coesão e estrutural da União Europeia não utilizados por países da zona do euro que recebem socorro financeiro devem ser associados a um novo fundo, a ser administrado pela Comissão Europeia a fim de impulsionar o crescimento e melhorar a competitividade na área da moeda comum.

As propostas fazem parte de uma iniciativa mais ampla revelada ontem pela França e Alemanha para melhorar a governança na zona do euro a fim de minimizar os temores do mercado e evitar a propagação da crise da dívida europeia.

Entre as propostas de Sarkozy e Angela Merkel está a criação de um novo posto de presidente da zona do euro para ajudar a coordenar as políticas macroeconômicas no bloco e para realizar encontros regulares de líderes europeus.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta com dados fracos sobre emprego
Dólar acelera queda para mais de 1% após dados de emprego abaixo do esperado nos EUA
Produção industrial no Brasil ganha força em março
Ibovespa avança na abertura com apoio de dados de emprego dos EUA
Operadores elevam apostas em setembro para início dos cortes de juros pelo Fed