Economia dos EUA volta a assustar e Bovespa tomba 3,52% nesta quinta-feira
Fortemente atingido pelas blue chips Petrobras e Vale, o Ibovespa, mais importante índice do mercado acionário doméstico, caiu 3,52 por cento, para 53.134 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,93 bilhões de reais, acima da média diária do ano.
"As bolsas vinham se recuperando, mas os indicadores econômicos de Estados Unidos e Europa estão colocaram tudo abaixo", resumiu o diretor da corretora Ativa, Álvaro Bandeira.
O profissional referiu-se ao dado de atividade fabril na região do Meio-Atlântico dos Estados Unidos, que desabou em agosto, recuando ao menor nível desde março de 2009, enquanto a venda de moradias usadas no país caiu inesperadamente em julho, reduzindo esperanças de melhora na recuperação econômica.
Comparativamente, o Ibovespa teve uma perda até mais leve do que em Nova York, onde os principais índices despencaram entre 3,7 e 5,2 por cento. Mais cedo, o principal índice acionário europeu desabara 4,8 por cento, na maior queda diária em dois anos e meio.
O temor cada vez mais presente de que o mundo esteja voltando à recessão atingiu com mais força as commodities. O preço do barril do petróleo desabou quase 6 por cento. A ação preferencial da Petrobras tombou 2,73 por cento, a 20,30 reais.
Não bastasse esse pano de fundo negativo, a Vale, empresa mais líquida do Ibovespa, foi atingida por um relatório do Goldman Sachs, que reduziu o preço-alvo do papel da mineradora devido à deterioração do cenário global e aos resultados financeiros decepcionantes da empresa no segundo trimestre.
Resultado: o papel preferencial da companhia teve baixa de 4,96 por cento, a 38,30 reais.
Na sexta-feira, a agenda de indicadores esvaziada pode deixar o ânimo dos investidores mais sensível ao noticiário corporativo.
0 comentário
ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10