Comissão debate perda de competitividade das exportações

Publicado em 24/08/2011 10:32
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove nesta manhã audiência pública para discutir a perda de competitividade dos produtos industriais brasileiros no comércio internacional e a “reprimarização” da pauta de exportações brasileiras. O debate foi sugerido pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

Para o deputado, o atual cenário de moeda nacional valorizada, combinada com taxas de juros elevadas, faz com que o Brasil corra o risco de voltar a ser basicamente um país exportador de produtos primários (agropecuários, minérios etc), de menor valor agregado.

Mendes Thame afirma que, ao contrário das importações, que avançam rapidamente e têm provocado uma substituição de produtos até então produzidos internamente, as exportações de produtos industrializados têm crescido em um ritmo bem mais lento que a economia.

Foram convidados para a audiência o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira; e o superintendente da Área de Pesquisa Econômica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernando Pimentel Puga.

A audiência será realizada a partir das 11 horas, no Plenário 3.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos