Comissão debate perda de competitividade das exportações

Publicado em 24/08/2011 10:32
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove nesta manhã audiência pública para discutir a perda de competitividade dos produtos industriais brasileiros no comércio internacional e a “reprimarização” da pauta de exportações brasileiras. O debate foi sugerido pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

Para o deputado, o atual cenário de moeda nacional valorizada, combinada com taxas de juros elevadas, faz com que o Brasil corra o risco de voltar a ser basicamente um país exportador de produtos primários (agropecuários, minérios etc), de menor valor agregado.

Mendes Thame afirma que, ao contrário das importações, que avançam rapidamente e têm provocado uma substituição de produtos até então produzidos internamente, as exportações de produtos industrializados têm crescido em um ritmo bem mais lento que a economia.

Foram convidados para a audiência o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira; e o superintendente da Área de Pesquisa Econômica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernando Pimentel Puga.

A audiência será realizada a partir das 11 horas, no Plenário 3.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário