No Valor: Ibovespa interrompe dois dias de valorização e começa em queda
Por volta das 10h35, o principal marcador da bolsa de valores brasileira operava em desvalorização de 0,33%, a 53.607 pontos. O giro financeiro era baixo, da ordem de R$ 380 milhões.
Vale PNA recuava 0,44%, enquanto Petrobras PN e OGX ON perdiam 0,4% e 1%, respectivamente.
Ontem o Ibovespa terminou em robusta alta de 2,57%, após ter passado a maior parte do pregão em baixa. Nos dois primeiros pregões da semana, o indicador se aprecia 2,55%, mas a queda no mês ainda é de 8,56%.
Entre as notícias coorporativas do dia no Brasil, mudanças na alta cúpula de Petrobras e Santander do Brasil. A ministra do Planejamento Miriam Belchior foi eleita para o conselho de administração da gigante brasileira de petróleo, enquanto a filial brasileira do banco espanhol anunciou a saída de Fabio Barbosa da presidência do conselho.
Em Wall Street, minutos após a abertura dos mercados, o Dow Jones perdia 0,22%, aos 11.152 pontos, S&P 500 caía 0,29% ,a 1.158 pontos, enquanto Nasdaq se desvaloriva 0,33%, aos 2.437 pontos.
Os marcadores operavam no vermelho mesmo após a divulgação de que as encomendas de bens duráveis no país subiram 4% em julho, acima do que esperavam analistas. As atenções continuam voltadas para o pronunciamento do presidente do Fed, Ben Bernanke, na sexta-feira, em Jackson Hole.
Também saem ainda esta manhã os pedidos de empréstimos hipotecários, o índice de preços de imóveis e a variação no estoque de petróleo e derivados.
Ontem pela noite, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da dívida soberana do Japão, e os principais mercados asiáticos terminaram o pregão do dia por lá. O índice Nikkei 225 de Tóquio terminou em baixa de 1,07%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, diminuiu 2,06%.
Mas os indicadores das bolsas do mercado europeu não foram tão afetados, e operavam com fôlego no azul mesmo após a abertura em queda de Wall Street. Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,81%, 1,46% e 2,59%, sem impacto negativo dos dados fracos sobre a confiança do empresariado na Alemanha e de encomendas à indústria na zona do euro.
Bolsas dos EUA abrem em baixa após alta da véspera
As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam em baixa nesta quarta-feira, com investidores realizando lucros após o rali do último pregão. Às 10h39 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, caía 0,26%, para 11.146 pontos.
O índice Standard & Poor's 500 recuava 0,29%, a 1.158 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq perdia 0,33%, para 2.438 pontos.
0 comentário
ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10