Mesmo com crise, maioria espera taxa Selic estável até o fim de 2012

Publicado em 26/08/2011 08:09
O mercado está convencido de que o Banco Central deve interromper o ciclo de aperto monetário na próxima reunião, que termina no dia 31 de agosto. Mas não tem certeza sobre o espaço de um novo ciclo, agora de alívio monetário, no curto prazo. A avaliação dos analistas é de que a piora das perspectivas da economia global deixa o cenário mais nublado e, por isso, afasta a chance de o BC continuar subindo a taxa Selic. Mas não traz a garantia de que a fraqueza da atividade no mundo desenvolvido amenizará, efetivamente, as pressões sobre a inflação doméstica.

Dos 33 economistas ouvidos pelo Valor, todos preveem estabilidade da Selic na reunião da semana que vem, em 12,50%. Apenas três esperam queda de juros ainda este ano; e treze veem Selic mais baixa até o fim de 2012. As demais ainda não preveem mudanças na taxa até dezembro do ano que vem, por causa do comportamento da inflação, que ainda resiste a flutuar acima do centro da meta, de 4,5%, mesmo com a atividade mundial em franca desaceleração.

"Não vejo elementos que tragam a inflação para baixo", afirma o economista-chefe da Tandem Global Partners e ex-diretor do Banco Central, Paulo Vieira da Cunha, que espera manutenção da Selic em 12,50% até dezembro de 2012. "Por isso, eu não entendo por que a curva de juros futuros já trabalha com expectativa de queda de juros." Em sua visão, os crescentes gastos públicos, o reajuste do salário mínimo e a massa salarial robusta continuarão alimentando a inflação nos próximos meses - ainda que a atividade sofra retração. E isso colocará o BC diante de um importante dilema: de um lado, verá a atividade crescer abaixo do potencial e, de outro, a inflação resistirá acima do centro da meta. "Aí é que será a decisão difícil", diz.

Para Vieira da Cunha, esse cenário foi traçado a partir da avaliação de que a crise externa parece contagiar o Brasil apenas pela via da aversão ao risco - por causa das incertezas sobre o rumo das economias desenvolvidas, investidores optam por ativos mais seguros, provocando volatilidade nos preços. Não há indicações de que o país vai se ressentir por causa de efeitos negativos financeiro ou comercial - que afetaram diretamente a economia brasileira em 2008, quando quebrou o banco Lehman Brothers. "Claro que se houver algo mais grave, o que até aqui parece ser pouco provável, as previsões mudam."

Jankiel Souza, economista-chefe do BES Investiment, acredita que a Selic poderá voltar a cair em outubro de 2012. Mas, até lá, a inflação continuará tendo um peso importante no balanço de riscos a ser considerado pelo BC. "O mais provável é que a inflação fique acima do centro da meta, de 4,5%, apesar da crise", afirma. Isso porque, explica, a dinâmica do crescimento do país tem "motores internos" mais importantes do que os internacionais. "A corrente de comércio do Brasil é de cerca de 20% do PIB, o que significa que o efeito sobre a inflação de uma queda do preço das commodities é reduzido", afirma. "Se o Chile, que tem uma economia muito mais aberta, não está falando em cortar juros, não faria sentido que o Brasil fizesse isso agora."

A dimensão da crise atual - mais restrita do que a vivida em 2008, quando os BCs do mundo tiveram de afrouxar a política monetária - aparece como importante argumento entre os analistas que esperam juros estáveis nos próximos meses. É o caso de Marcelo Kfouri, economista-chefe do Citibank Brasil, que não considera o momento como uma nova crise, mas continuação de 2008. Para ele, a reação dos juros futuros, que caíram com força nas últimas semanas, é a iniciativa do mercado de antecipar o que ocorreu na crise de 2008. Mas ele não vê espaço neste momento para uma reação do governo pautada por estímulos fiscais e monetários. "Na prática, temos uma reprecificação de ativos num cenário de risco de recessão. Nós, no Citibank, ainda não trabalhamos com essa perspectiva", observa. Assim, o economista vê queda no próximo movimento do Copom, mas não acredita que ele ocorrerá tão cedo.

Marcelo Kfouri calcula que o Copom deve baixar o juro somente quando a atividade for efetivamente comprometida. E isso só poderá ser visto a partir dos indicadores de agosto e setembro. Ele avalia que algo pode acontecer até outubro ou um pouco mais adiante. Na estimativa do Citibank, o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre estará rodando a 0,5% ou 2% anualizados, confirmando uma atividade fraca.

"Não estamos vivendo uma crise aguda, como a de 2008, mas uma desaceleração", afirma o economista-chefe do HSBC, André Loes. Ainda que esse fenômeno possa provocar a recessão dos países desenvolvidos e, assim, afetar os preços globais, o fato de a inflação ainda estar bem acima do centro da meta impede que o BC considere a possibilidade de cortar os juros agora. "Dependendo dos próximos números, talvez haja alguma mudança da elic em novembro", afirma. "Mas a postura típica dos momentos em que o cenário está nublado é não fazer nada. Acho que o BC não irá se precipitar."

Já o Bradesco não descarta o início do afrouxamento monetário antes do fim do ano. Em princípio, Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos da instituição, considera a possibilidade de um corte do juro básico ocorrer somente no primeiro trimestre de 2012. Ainda assim, ele reitera o discurso da maioria do mercado de preocupação com a inflação. "Não devemos desprezar o risco de estouro do teto da meta [de inflação] este ano", afirma. Para ele, esse risco aumentou consideravelmente, porque a atividade não vai desacelerar tanto. "Haverá desaceleração, mas não de forma dramática", afirma. "As condicoes materiais para o consumo e o investimento continuam praticamente intactas."

No grupo da minoria, Marcelo Carvalho, economista-chefe do BNP Paribas para América Latina, vê dois cortes consecutivos da Selic ainda neste ano, nas duas últimas reuniões do Copom, e conta com redução de mais 1 ponto percentual em 2012, o que levará a taxa a 11%. Ele atribui esse declínio rápido ao desaquecimento da economia global, afetando o Brasil. "O BC vai reagir à desaceleração da atividade no Brasil que vai ser muito mais pronunciada do que se imagina. Projetamos crescimento do PIB abaixo de 3% em 2012, refletindo, também, as medidas domésticas de aperto monetário já adotadas nesse ano, além do choque global."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário