Mendes Ribeiro defende aliança de PMDB com PDT em 2012 em Porto Alegre

Publicado em 31/08/2011 16:26
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), defendeu hoje em Porto Alegre que seu partido mantenha a aliança firmada em 2008 na cidade e apoie a reeleição de José Fortunati (PDT) para a prefeitura em 2012. Segundo ele, seria “muito difícil” para os pemedebistas “desgrudar” da administração do pedetista.

Fortunati assumiu o cargo no ano passado, depois que o então prefeito reeleito, José Fogaça (PMDB), renunciou para concorrer a governador do Estado, na disputa vencida por Tarso Genro (PT). Com isso, os pemedebistas permaneceram com secretarias e cargos importantes na prefeitura e consideram-se corresponsáveis pela gestão que termina no ano que vem.

“Temos responsabilidade para que este projeto tenha continuidade”, afirmou Mendes Ribeiro. “Hoje o governo Fortunati é o projeto do governo José Fogaça. Como vou discutir um projeto que foi meu? Vou questionar as melhorias da cidade?”, indagou o ministro.

Neste ano, Fortunati chegou a oferecer cargos para o PT, com o argumento de que os pedetistas também fazem parte do governo estadual. Os petistas, porém, rejeitaram a oferta em função da presença do PMDB (de quem são adversários históricos no Estado) na administração municipal e por enquanto ainda discutem se sairão com candidatura própria ou apoiarão a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) para a prefeitura no ano que vem.

Mesmo assim, conforme Mendes Ribeiro, o PMDB “não tem o direito” de discutir o “gesto” de Fortunati, independente de concordar ou não com ele. “Não sabemos nem o porquê do gesto. Por que interpretá-lo de forma apressada e quem sabe erroneamente?”, comentou.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética