Contratos de juros futuros perdem prêmio de olho em cenário externo

Publicado em 06/09/2011 10:17
Os contratos de juros futuros abriram a terça-feira apontando para cima, mas logo inverteram o rumo. Depois do feriado americano, os mercados reabrem nos Estados Unidos e as preocupações com uma recessão voltam a rodear os investidores.

No Brasil, na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), por volta das 10h, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2013 apresentava queda de 0,03 ponto percentual, a 10,54%, o de abertura de 2014 cedia 0,04 ponto, a 10,81%, e o do início de 2015 perdia 0,03 ponto, a 11,11%. Além disso, o contrato de abertura de 2017 cedia 0,02 ponto, a 11,22%.

No exterior, os agentes aguardam a divulgação de um indicador americano de atividade no setor de serviços em agosto. Na Europa, a crise da dívida não sai do foco e a reação cambial parte hoje da Suíça.

O banco central do país voltou a agir contra a supervalorização da moeda nacional, agora estabelecendo um limite para a cotação do franco em relação ao euro.

A autoridade monetária "vai fazer prevalecer essa cotação mínima com toda sua determinação e está pronta para comprar divisas em quantidade ilimitada", anunciou a instituição. "Com efeito imediato, o Banco Nacional da Suíça não vai tolerar uma taxa de câmbio abaixo do mínimo de 1,20 franco", comunicou.

Na agenda de indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro e 1,6% ante o segundo trimestre do ano passado, segundo a Eurostat, agência de estatísticas da região.

No Brasil, as atenções se voltam ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que subiu 0,37%, ante a alta de 0,16% em julho.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) voltou a apresentar alta, ao subir 0,61% em agosto, após contabilizar queda de 0,05% em julho.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética