Após revisão, economia da Grécia contrai-se mais no 2º trimestre

Publicado em 08/09/2011 12:17
A economia da Grécia teve contração maior do que o previsto entre abril e junho. O departamento de estatísticas do país mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 7,3% no segundo trimestre, em comparação com mesmo período de 2010, e não 6,9% como o informado inicialmente.

A revisão foi estimulada por novos dados disponíveis, principalmente com relação às receitas do setor de serviços. Vale notar que, nos três primeiros meses de 2011, a economia grega encolheu 8,1%, em relação a mesmo trimestre do calendário anterior.

Consta do documento divulgado nesta quinta-feira que o gasto com consumo final total diminuiu 6,8% nos três meses até junho, perante um ano antes, e a formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimentos, diminuiu 17,9%, no mesmo tipo de comparação.

Também nesta jornada, saiu a pesquisa sobre a taxa de desemprego da Grécia, que, em junho, ficou em 16%, após se situar em 16,6% em maio. Em junho de 2010, o indicador se situou em 11,6%. No sexto mês deste ano, o número de empregados correspondia a 4.161.125 e o de desempregados, a 793.685. O contingente de inativos compreendia 4.385.584 pessoas.

Ontem, a Autoridade Helênica de Estatísticas mostrou que o índice de preços ao consumidor grego aumentou 1,7% em agosto, no confronto com igual mês de 2010. Na base mensal, porém, o indicador verificou queda de 1,4%.

Vale notar que a Grécia enfrenta uma dura crise e obteve ajuda internacional para continuar honrando seus compromissos. Em troca do socorro financeiro, o governo do país teve de adotar medidas de austeridade, que causam grande protesto por parte da população.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário