Índice de commodities do BC recua pela quinta vez seguida

Publicado em 08/09/2011 13:20
O Índice de Commodities (IC-Br) do Banco Central (BC), que mede a variação dos preços internacionais com impacto no mercado doméstico, continuou em processo de queda no mês passado. O indicador apresentou recuo de 0,16% em agosto, na comparação com o mês anterior, quando havia recuado 3,34%. Apesar de ser a quinta baixa consecutiva, os dados apontam uma tendência de desaceleração da queda nos preços puxada pelo segmento agropecuário.

No trimestre, a queda acumulada do índice foi de 5,01%, refletindo um cenário internacional com perspectiva de menor demanda por commodities, dado os problemas enfrentados pelos países desenvolvidos.

No ano, o indicador acumula deflação de 2,12%. Em 12 meses, o resultado ainda permanece no terreno positivo, em 18,23%, devido à forte alta registrada no último trimestre de 2010.

O segmento agropecuário, com preços de carne, algodão, milho e café, entre outros, foi o único que apresentou alta geral nos preços em agosto  _ 1,96%. No entanto, a variação no trimestre permanece negativa em 5,28%, e no ano, em 3,79%. Em 12 meses, a oscilação ainda é positiva em 23,84%, fruto da alta dos preços de alimentos no fim do ano passado.

O IC-Br Energia teve queda de 3,07% no mês. Composto pelos preços de petróleo brent, gás natural e carvão, o índice acumula recuo de 4,45% no trimestre, mas no ano a variação ainda é de 3,35% positiva. O indicador do setor metalúrgico, IC-Br Metal, caiu 2,59% no mês, contra recuo de 5,40% no trimestre e de 4,44% no ano.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA