Dado revisado indica que PIB do Japão recuou 2,1% no 2º trimestre

Publicado em 09/09/2011 08:02 100 exibições
A economia japonesa recuou mais do que o sinalizado pelos dados preliminares do segundo trimestre, conforme informações divulgadas nesta sexta-feira. O dado revisado do PIB japonês no segundo trimestre indicou retração anualizada de 2,1% entre abril e junho, comparada a uma queda de 1,3% anunciada na divulgação do dado preliminar, há três semanas. As empresas cortaram investimentos em um ritmo mais acelerado do que o inicialmente estimado, após o terremoto e tsunami de março.  

O dado revisado veio dentro das expectativas de economistas ouvidos pela Dow Jones. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, chegou a operar em baixa de 0,7% com a revisão do PIB, mas passou a operar em alta de 0,1% nesta sexta-feira, após o pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o pacote de geração de empregos e de estímulos à economia americana.

Apesar da revisão do dado do PIB no segundo trimestre, os analistas permanecem otimistas quanto às perspectivas de recuperação econômica do Japão nos próximos trimestres, a ser impelida pelos esforços de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres naturais de março.

Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário