Brasil pede reunião de urgência do FMI sobre a Grécia

Publicado em 09/09/2011 11:24
O Brasil pedirá hoje à diretoria do Fundo Monetário Internacional (FMI) uma reunião de urgência sobre a Grécia na semana que vem. Houve interrupção das negociações do fundo com Atenas e também há dúvidas sobre o programa de austeridade estabelecido para os gregos.

Paulo Nogueira Batista Junior, diretor executivo para o Brasil e outros oito países, confirmou que fará o pedido hoje, para um "briefing" para a diretoria. A delegação do FMI e União Europeia suspendeu sua missão na semana passada na Grécia, reclamando que o governo atrasou a implementação do programa de ajuste. Uma nova parcela do financiamento para o país está prevista para meados deste mês.

A Grécia tem enorme dificuldade em cumprir as promessas de ajuste. O banco britânico Barclays estima que a chance de mais notícias ruins procedentes de Atenas é "muito real".

Certos analistas na Europa estimam que cedo ou tarde a Grécia acabará fazendo um real "calote" (default), piorando a situação da zona euro e causando contágio no resto do mundo.

Ontem, a Comissão Européia insistiu que os países da zona euro não estão discutindo uma saída da Grécia da moeda única como receita para frear a crise da dívida soberana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário