Grãos: Safra recorde de Minas é confirmada em novo levantamento

Publicado em 09/09/2011 16:21
Dados divulgados nesta sexta-feira (09) pela Companhia Nacional de Abstecimento (Conab) confirmam que Minas Gerais registrou uma safra recorde de grãos em 2011. O estudo de fechamento da safra  deste ano mostra que a  colheita do Estado alcançou 10,6 milhões de toneladas, volume  5,1% superior ao registrado na safra anterior.

Os números foram analisados pela Subsecretaria do Agronegócio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Segundo o subsecretário Baldonedo Arthur Napoleão, o milho respondeu por cerca de 6,5 milhões de toneladas. “Este volume confirma um  aumento de 7,3% na produção do milho em relação registrado em  2010”, informa. 

A produção de milho em Minas Gerais, segundo Baldonedo, tem o estímulo de uma demanda crescente e de uma boa cotação no mercado internacional. “As vendas do grão no exterior, entre janeiro e agosto de 2011, somaram US$ 59,8 milhões, um aumento de 222,5% na comparação com os resultados de idêntico período do ano passado.”  

Um dos fatores que contribuíram para o aumento da exportação  do milho por Minas Gerais foi a decisão dos Estados Unidos de destinar um grande volume de sua produção à indústria de etanol. “Por isso, aquele país deixou abertos diversos mercados mundiais”, explica Baldonedo. “Além da participação crescente do milho nas vendas externas do agronegócio estadual, os produtores são beneficiados também pelo aumento do consumo do grão no mercado interno, principalmente pela avicultura e suinocultura.”

Já a produção de soja, de 2,9 milhões de toneladas, teve um crescimento de 1,5% em relação ao volume registrado em 2010. A produção de sorgo também atrai um número cada vez maior de produtores em Minas Gerais, o que se confirmou com uma safra da ordem de 367,8 mil toneladas, um volume 20,7% superior ao registrado em 2010. O cultivo, concentrado no período da entressafra do milho e da soja,  atende ao mercado de ração animal, principalmente aves e suínos. O sorgo é utilizado geralmente na formulação da ração dos animais, substituindo parcialmente o milho.

Para o subsecretário  ainda deve ser considerada a produção de algodão em Minas Gerais, que alcançou 115,8 mil toneladas, um aumento de 107,5% em relação ao ano anterior. “Esse crescimento expressivo se deve aos baixos estoques mundiais e à demanda crescente pela pluma do algodão nos países asiáticos. Por isso houve uma melhoria de preço ao produtor, estimulando o aumento da área cultivada no Estado”, finaliza.          
 
Números da safra de grãos em Minas Gerais – 2011
 
Safra total: 10,6 milhões de toneladas (+5,1%)
Milho: 6,5 milhões de toneladas (+7,3%)
Soja: 2,9 milhões de toneladas (+1,5%)
Sorgo: 367,8 mil toneladas (+20,7%)
Algodão: 115,8 mil toneladas (+107,5%)
Feijão: 601,9 mil toneladas (-3,5%)
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. Agricultura MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário