Economia desacelera, mas não há recessão, dizem BCs

Publicado em 12/09/2011 14:56
O crescimento econômico global está desacelerando, mas não há sinais de nova recessão. Essa foi a conclusão dos principais representantes de bancos centrais do mundo, reunidos hoje no Banco Internacional de Compensações (BIS), banco dos bancos centrais, para examinar a situação econômica internacional.

Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), relatou o encontro aos jornalistas e disse que os BCs não enxergam recessão, mas que todos veem clara desaceleração econômica em relação ao que tem sido observado até então.

O Valor publicou na edição de hoje a avaliação de bancos dos emergentes de que o mundo está entrando num período prolongado de crescimento econômico medíocre, mas também evitando usar o termo "recessão", que é visto com certa ironia por analistas nos mercados.

 
Trichet não quis comentar sobre a decisão do BC brasileiro de cortar os juros, antecipando-se a outros emergentes. Frisou apenas que estava seguro de que Alexandre Tombini, presidente da autoridade monetária do Brasil, adotou o que era apropriado em suas circunstâncias.

Os principais bancos centrais do mundo prometeram, como sempre, fornecer liquidez em bases ilimitadas para seus bancos. O compromisso voltou a ser feito em meio a suspeitas sobre a saúde do setor bancário na Europa, agora atingido por rumores de possível degradação da nota de crédito de três grandes bancos franceses.

O titulo do Société Générale, que já tinha caído mais de 10% na semana passada, começou o dia hoje com queda dessa ordem enquanto a bolsa de Paris declinava 4%. Este ano, os bancos na Europa perderam cerca de 50% de valor, em meio a inquietação de investidores com o volume de exposição dos bancos em países da periferia europeia altamente endividados.

Segundo Jean-Claude Trichet, outra mensagem clara dos BCs foi a conclamação para todos as autoridades implementarem completamente e rapidamente as decisões já tomadas, "como é exigido pela situação".

"Isso se aplica para todos os tomadores de decisões e instituições", afirmou Trichet. Na Europa, por exemplo, o BCs esperam que os governos realmente coloquem em vigor os planos de austeridade prometidos.

Os BCs também não discutiram sobre eventual default da Grécia, segundo Trichet.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário