Zapatero alerta para impacto da crise da Grécia na economia espanhola

Publicado em 14/09/2011 08:29 e atualizado em 14/09/2011 12:41
A crise grega pode afetar as projeções de crescimento da Espanha, avisou o primeiro-ministro do país, José Luis Rodríguez Zapatero, em sessão do Congresso. Ele avaliou que, atualmente, a economia global enfrenta um período de tensão financeira e de incertezas, influenciado, especialmente, pela situação da Grécia, que recebeu socorro financeiro internacional para tentar equilibrar as contas públicas.

Zapatero espera que o Produto Interno Bruto (PIB) registre no terceiro trimestre um crescimento parecido com o dos três meses anteriores. Conforme dados do Instituto Nacional de Estatística da Espanha, a economia espanhola avançou 0,2% entre abril e junho, perante o trimestre inicial de 2011. As previsões do governo para o calendário completo é de expansão de 1,3%.

O líder da oposição, Mariano Rajoy, acredita que as projeções do governo "não correspondem com o que está acontecendo" e que o maior problema da economia espanhola é a falta de confiança provocada pela negação da realidade por parte do governo. "É muito difícil que volte a confiança quando não se diz a verdade", apontou conforme o jornal El Mundo.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética