Crise europeia abala confiança e mercados asiáticos recuam

Publicado em 14/09/2011 11:21
A maioria das principais bolsas de valores asiáticas fechou em baixa nesta quarta-feira (14), com alguns índices regionais atingindo mínimas desde 2009 por temores de que a crise de dívida da Europa possa causar uma crise bancária.

Os problemas da zona do euro - destacados pelo rebaixamento de dois grandes bancos franceses pela Moody's - derrubaram a moeda do bloco, enquanto os fundos mútuos asiáticos reduziram apostas em divisas regionais para reforçar outras partes de suas carteiras.

A agência de classificação de risco Moody's cortou as notas de crédito do Crédit Agricole e do Société Générale nesta quarta, citando a exposição dos bancos à Grécia.

Os líderes de Grécia, França e Alemanha farão uma teleconferência às 13h (horário de Brasília).

Em Tóquio, o índice Nikkei perdeu 1,14%, para o menor nível de fechamento dos últimos dois anos e meio. Já o índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,03%, tendo atingido a mínima em 14 meses, abaixo de patamares vistos durante o período mais volátil de agosto.

Em Hong Kong, o mercado fechou em leve alta de 0,08%, mas atingiu o menor nível desde julho de 2009.

O índice de Seul desabou 3,52%. A bolsa de Taiwan retrocedeu 2,20%, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao avançar 0,55%. Cingapura subiu 0,37% e Sydney fechou com desvalorização de 1,64%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações da China registram recuperação, Hong Kong tem maior sequência de ganhos desde 2018
Atividade empresarial da zona do euro cresce em abril no ritmo mais rápido em quase um ano, mostra PMI
Expansão da atividade de serviços da China enfraquece em abril, mostra PMI do Caixin
Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul
STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS