Economia preocupa, e bolsas europeias fecham em queda

Publicado em 19/09/2011 15:49 e atualizado em 19/09/2011 16:50
O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta segunda-feira (19), interrompendo os ganhos da semana passada, devido a preocupações de que os formuladores de política monetária não consigam definir um plano concreto para amenizar a crise de dívida da zona do euro.

O mercado também foi pressionado por temores de que a Grécia não receba a próxima parcela de um pacote de ajuda.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 2,14%, a 917 pontos.

Os ministros de Finanças da Europa não conseguiram gerar respostas para resolver a crise de dívida da região, enquanto uma derrota de conservadores alemães numa eleição regional intensificou temores com a falta de unidade entre as autoridades europeias.

"Os investidores estão esperando as autoridades mostrarem a saída, mas eles não estão fazendo isso até agora" afirmou o estrategista da Standard Life Investments, Richard Batty. "Essa é uma preocupação chave."

O índice de bancos STOXX Europe 600 caiu 3,52%, figurando entre os de pior desempenho, devido ao receio com o aprofundamento da crise de dívida da região e por crescentes preocupações de que o setor possa ser golpeado por uma redução nos financiamentos.

Os papéis dos bancos franceses Société Générale e BNP Paribas, ambos com exposição à dívida na periferia da zona do euro, recuaram mais de 5%, pior desempenho do índice CAC.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 2,03%, a 5.259 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,83%, para 5.415 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 3,0%, a 2.940 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 3,17%, para 14.086 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,98%, a 8.222 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 2,21%, para 6.011 pontos.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA