Fitch mantém nota "AAA" da Alemanha e destaca boa situação da economia

Publicado em 20/09/2011 15:05
A agência Fitch Ratings confirmou a nota soberana de crédito "AAA" da Alemanha, com perspectiva estável. Também reforçou o teto-país em "AAA" e o rating de curto prazo em moeda estrangeira em "F1+".

A manutenção da nota "AAA" foi justificada pela situação da economia alemã, de valor adicionado altamente diversificado, com alto PIB per capita, administração macroeconômica prudente e instituições sociais, civis e políticas eficazes.

"A confirmação dos ratings refletem a força do crédito e o desempenho do crescimento robusto de cerca de 3,5% em 2010 depois da queda aguda do PIB em 2009", comentou a diretora de Soberanos da Fitch, Maria Malas-Mroueh, em comunicado. Ela acrescentou que o forte desempenho deve continuar neste ano e a expansão deve moderar no médio prazo.

A agência também citou a relativamente pequena exposição do setor bancário a economias periféricas da zona do euro e o compromisso com a disciplina fiscal na região, apesar do alto endividamento público verificado no fim de 2010, de 83,2% do PIB. Segundo a Fitch, a dívida pública alcançou o pico em 2010 e deve cair para menos de 80% do PIB até 2013.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética