Alckmin afirma para sindicalistas da Força Sindical que pode baixar ICMS para frigoríficos em São Paulo

Publicado em 20/09/2011 16:12
O governador Geraldo Alckmin afirmou hoje para sindicalistas da Força Sindical que pode baixar ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para os frigoríficos que permanecerem São Paulo. A reunião entre o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, que junto com o presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de SP), Melquíades de Araújo, e o governador aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
 
Durante a reunião, o governador aceitou aumentar o crédito do ICMS para 6% em cima dos produtos que já foram comercializados, atualmente o Estado de São Paulo aceita 3%. Além disso, o governador também  afirmou que o imposto seria reduzido para 4%.
 
A pauta da reunião era as demissões arbitrárias feitas pelo grupo JBS em frigoríficos instalados em várias cidades, especialmente em Presidente Epitácio, onde a empresa fechou a unidade, demitiu 1,3 mil funcionários e ameaça demitir mais em outros municípios do Estado.

A empresa argumenta que o ICMS é menor em outros Estados. O grupo JBS alegou que o motivo do fechamento do frigorífico de Presidente Epitácio é a desiguldade fiscal, decorrente da legislação tributária de alguns Estados. Por trás da decisão do fechamento do frigorífico em Presidente Epitácio está a guerra fiscal entre os Estados.

Sindicalistas da Força Sindical terão uma nova reunião ainda hoje em Brasília com a direção da empresa para buscar solução para as demissões. “Estamos buscando solução para evitar mais demissões neste setor”, disse o presidente da Força Sindical. "Se a situação não mudar, as empresas alegam que não têm como permanecer mais em São Paulo", afirma o sindicalista e deputado federal.

Para Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp, a medida, se implementada, manterá os aproximadamente 50 mil empregos no setor de frigoríficos no Estado. Desde o início do ano, o grupo JBS demitiu cerca de cinco mil trabalhadores nos frigoríficos de Lins, Andradina, Barretos e Presidente Epitácio. Só nesta última cidade o frigorífico foi fechado e foram demitidos 1,3 mil trabalhadores de uma só vez.

Vale lembrar que os dirigentes sindicais já estiveram reunidos com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para cobrar solução para as demissões. O BNDES tem 1/3 de participação na empresa.

No dia 8 de setembro, trabalhadores e sindicalistas da área da alimentação interditaram a ponte que liga o Estado de São Paulo a Mato Grosso do Sul, na Rodovia Raposo Tavares, em protesto contra as demissões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fsindical

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário