BC dos EUA vai comprar US$ 400 bilhões em dívida de longo prazo

Publicado em 21/09/2011 15:47
Objetivo é forçar redução dos juros de longo prazo e evitar nova recessão. Taxa básica de juros foi mantida entre 0 e 0,25%.
O Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), afirmou nesta quarta-feira (21), em comunicado, que pretende adquirir, até o final de 2012, US$ 400 bilhões em títulos da dívida do Tesouro de longo prazo, com vencimento entre seis e 30 anos. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária pretende vender o mesmo valor em títulos de curto prazo (três anos ou menos).

"Esse programa deve pressionar para baixo as taxas de juros de longo prazo e tornar as condições financeiras mais 'cômodas'", disse o Fed em nota. "O comitê irá revisar regularmente o tamanho e a composição de seus ativos e está preparado para ajustá-los conforme for apropriado".

Com a medida, o Fed pretende forçar a queda das taxas de juros de longo prazo e reduzir os custos de empréstimos, em uma tentativa de evitar que o país volte a entrar novamente em recessão.

A taxa básica de juros (a "Selic", dos EUA), foi mantida entre 0 e 0,25%, mesmo patamar desde dezembro de 2008 e que deve ser mantido "pelo menos até meados de 2013", segundo o comunicado.

O Fed informou que espera "alguma recuperação" no ritmo de recuperação nos próximos trimestres, mas que há "riscos negativos significantes sobre as perspectivas econômicas, incluindo 'apertos' nos mercados financeiros globais".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário