BC dos EUA vai comprar US$ 400 bilhões em dívida de longo prazo

Publicado em 21/09/2011 15:47 396 exibições
Objetivo é forçar redução dos juros de longo prazo e evitar nova recessão. Taxa básica de juros foi mantida entre 0 e 0,25%.
O Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), afirmou nesta quarta-feira (21), em comunicado, que pretende adquirir, até o final de 2012, US$ 400 bilhões em títulos da dívida do Tesouro de longo prazo, com vencimento entre seis e 30 anos. Ao mesmo tempo, a autoridade monetária pretende vender o mesmo valor em títulos de curto prazo (três anos ou menos).

"Esse programa deve pressionar para baixo as taxas de juros de longo prazo e tornar as condições financeiras mais 'cômodas'", disse o Fed em nota. "O comitê irá revisar regularmente o tamanho e a composição de seus ativos e está preparado para ajustá-los conforme for apropriado".

Com a medida, o Fed pretende forçar a queda das taxas de juros de longo prazo e reduzir os custos de empréstimos, em uma tentativa de evitar que o país volte a entrar novamente em recessão.

A taxa básica de juros (a "Selic", dos EUA), foi mantida entre 0 e 0,25%, mesmo patamar desde dezembro de 2008 e que deve ser mantido "pelo menos até meados de 2013", segundo o comunicado.

O Fed informou que espera "alguma recuperação" no ritmo de recuperação nos próximos trimestres, mas que há "riscos negativos significantes sobre as perspectivas econômicas, incluindo 'apertos' nos mercados financeiros globais".

Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário