Brics não chegam a acordo para ajudar economias europeias

Publicado em 22/09/2011 15:13
Os países que formam os Brics não chegaram a um acordo para fornecer ajuda para as economias europeias que estão no centro da crise financeira mundial.

Em entrevista, ministros da Fazenda de Brasil, China, Índia, Africa do Sul e Rússia anunciaram que irão coordenar eventuais ajudas às discussões dentro do G-20 e dentro do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, conclamou os países europeus a agirem de forma mais rápida e arrojada para resolver a crise da dívida soberana em economias da região. "O risco é a de a crise se agravar e envolver países dos Brics e outros países emergentes", disse Mantega.

Nos ulitmos dias, surgiram comentários de que os Brics, sobretudo a China, poderiam apoiar a Europa por meio da compra de títulos de países emergentes. Há dois dias, Mantega esvaziou essas expectativas indicando que, primeiro, os países europeus devem agir para lidar com o cerne da crise.

Havia a expectativa, porém, de que os Brics poderiam oferecer alguma ajuda financeira concreta numa ação coordenada pelo FMI. Mas não saiu nada concreto, embora o comunidado final afirme que os Brics estão preparados para colocar recursos adicionais no FMI.

O Valor apurou que a convocação da reunião dos Brics foi um gesto político para esses países voltarem a se afirmar nas discussões internacionais, que vinham se concentrando cada vez mais nos países desenvolvidos reunidos no G-7. Os Brics renovaram a importância do grupo como principal fórum para coordenar as ações entre as principais economias mundiais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário