Desvalorização do real é "paradoxal", diz Mantega

Publicado em 22/09/2011 16:18
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse há  pouco que a desvalorização da taxa de câmbio observada nos últimos dias é "paradoxal" porque representa o fortalecimento da moeda americana que, no período imediatamente anterior, vinha se enfraquecendo.

Mantega voltou a dizer que está havendo um fortalecimento do dólar ante todas a moedas do mundo. "É um movimento normal de aversão ao risco", afirmou ele. "Mas não chegamos ao nível de 2008", acrescentou o ministro, referindo-se a desvalorização da moeda ocorrida após a quebra do banco Lehman Brothers.

Para Mantega, há o risco de "aumentar a tentação de medidas protecionistas" caso a economia mundial entre numa nova crise. Mantega disse que, num cenário de desaceleração de queda do consumo doméstico, muitos países podem impor medidas para se proteger de importados.

"Devemos combater o protecionismo", disse ele, durante entrevista coletiva após reunião dos Brics.

Mantega negou que o recente aumento de IPI para carros adotado pelo Brasil seria uma medida protecionista. "A medida estimula o investimento local em tecnologia e está aberta a todos os países", sustentou.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA