Cenários de default são contraproducentes, diz ministro da Grécia

Publicado em 23/09/2011 12:45 239 exibições
O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, classificou como contraproducentes as matérias na imprensa sugerindo que a Grécia estaria avaliando um cenário envolvendo um default planejado, com perda de 50% para os credores.

Embora não tenha negado as notícias diretamente, Venizelos reforçou o compromisso da Grécia de alcançar suas metas de déficit e de levar adiante a ambiciosa agenda de reformas como prometido para seus parceiros europeus.

"Todas as discussões, rumores, comentários e cenários que desviam a atenção desta meta central e das obrigações políticas da Grécia não está a serviço da nossa causa europeia comum", observou em comunicado.

Nesta manhã, um jornal grego disse que Venizelos desenhou três cenários para o país durante encontro ontem com integrantes do Partido Socialista.

Sem citar fontes, o jornal Ta Nea reportou que o ministro sugeriu a opção de que a Grécia poderia incluir uma reestruturação organizada da dívida da Grécia, mas com os credores enfrentando uma perda de 50% em seus ativos.

Tal cenário seria acertado com os credores e a Grécia permaneceria na zona do euro, apontou o jornal, acrescentando que o cenário parece ganhar terreno no resto da Europa.

Fonte:
Valor Econômico

0 comentário