Primavera marca aumento de chuva no Centro-Oeste e Sudeste do país

Publicado em 23/09/2011 14:37
Poucos minutos depois das 6h de hoje começou a primavera – período do ano que marca a transição de uma estação seca e fria para uma mais quente e úmida. A fase de chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se intensifica a partir da segunda quinzena de outubro, sobretudo na faixa central do país.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) informou que as chuvas devem ser mais intensas e frequentes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Durante a primavera, começam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite, em razão do aumento do calor e da umidade. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.

A Região Sul deve registrar poucas alterações nos totais mensais de chuva, pois a incidência deverá ser uniforme ao longo de todo o ano. Entretanto, a ocorrência de raios e de grandes quantidades de chuva em períodos relativamente curtos deve aumentar.

Entre os meses de setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste registra seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.

No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa em outubro e novembro, com um aumento gradativo das pancadas de chuva e de trovoadas.

A expectativa é que, durante a primavera, as temperaturas aumentem gradativamente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Centro do país, as temperaturas máximas podem atingir valores elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.

Ainda assim, a estação pode registrar massas de ar frio intensas, capazes de provocar queda acentuada de temperatura no Centro-Sul do país. As regiões Norte e Nordeste são as únicas a registrar pouca variação de temperatura.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com receios sobre fiscal e Selic
Dólar dispara frente ao real em meio à reprecificação de ativos pelo mercado
Bowman, do Fed, diz ter discordado do corte de 0,50 p.p. nos juros por inflação acima da meta
STOXX 600 cai um dia após alta impulsionada pelo Fed
Candidato de oposição da Venezuela em exílio disse que foi avisado que seria preso
BCs podem enfrentar inflação volátil nos próximos anos, diz Lagarde