Governo fica mais pessimista sobre crise externa, diz jornal

Publicado em 27/09/2011 09:01
O governo brasileiro vê a situação mundial como pior do que se esperava anteriormente, trabalhando com a expectativa de que a situação grega pode ter um desfecho nesta semana, com consequências imprevisíveis sobre o mundo, publicou um jornal nesta terça-feira. De volta dos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não descartam a oficialização de uma moratória grega nesta semana, após uma reunião "tensa" no Palácio do Planalto na segunda-feira, de acordo com o jornal Valor Econômico.

Ao avaliarem que o diagnóstico da crise mundial mudou, pode haver a necessidade de novos ajustes na política monetária. Dilma reuniu-se em Nova York com presidentes de vários países e com investidores e empresarios, enquanto Mantega participou da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Segundo uma alta fonte oficial brasileira disse à publicação, "a Grécia está por poucos dias". O governo brasileiro está "a postos" para agir, e adotará medidas, se necessário, segundo a fonte.

Até a semana passada, a expectativa do governo era de que haveria um agravemtno da crise lá fora, mas sem ruptura. Agora, Dilma e Mantega mostraram-se mais pessimistas sobre a Grécia, acreditando que uma moratória teria consequências imprevisíveis sobre o sistema financeiro europeu, e, portanto, sobre a economia mundial.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe
Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil