Bolsas asiáticas fecham em baixa por preocupação com Europa

Publicado em 28/09/2011 09:37
A maioria das bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, com investidores aguardando mais sinais, antes de fazer apostas mais ousadas, de que os líderes europeus estejam combatendo a crise de dívida que ameaça o sistema financeiro. O petróleo e os metais se depreciaram e o cobre caiu cerca de 4%, com a recuperação dos ativos de maior risco perdendo força.

O dólar subiu no pregão asiático, com gestores de fundos buscando a segurança da moeda em meio a sinais de dificuldade para que o fundo anticrise da zona do euro seja aumentado. Planos para aumentar o poder de fogo financeiro do fundo de 440 bilhões de euros enfrentam dura oposição na Alemanha. O jornal Financial Times noticiou que uma divergência fora aberta dentro do bloco monetário sobre os termos do segundo pacote de empréstimos à Grécia.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve leve alta de 0,07%. O iene se apreciou, com exportadores japoneses vendendo dólares e euros antes do fim do trimestre e da metade do ano fiscal do Japão.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,73%. O mercado tombou 0,66% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan avançou 0,80%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,95%. Cingapura retrocedeu 0,91% e Sydney fechou com valorização de 0,87%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA