UE propõe imposto sobre transações financeiras a partir de 2014

Publicado em 28/09/2011 14:08
A União Europeia (UE) propôs um imposto sobre as transações financeiras que deve ser efetivo em 2014 e deve arrecadar 57 bilhões de euros por ano, provocando nova manifestação de oposição do Reino Unido.

O plano deve contemplar alíquotas mínimas para transações financeiras no âmbito dos 27 países da União Europeia, informou a Comissão Europeia em nota. A proposta deve abranger um imposto de 0,1% sobre a comercialização de ações e bônus, com uma taxa de 0,01% para contratos de derivativos.

Os governos europeus estão divididos sobre os méritos de taxar as transações, com o Tesouro do Reino Unido notando que tal medida precisaria ser aplicada globalmente e que "existem um número de questões práticas que precisar ser trabalhadas". As propostas de taxação na União Europeia precisam de apoio unânime dos 27 integrantes do bloco.

Didier Reynders e Elena Salgado, que estão à frente do ministério das Finanças da Bélgica e da Espanha, respectivamente, disseram no dia 17 deste mês que os governos da zona do euro deveriam considerar a introdução de suas próprias taxações se não fosse possível um acordo em nível da União Europeia ou global.

Em conversa com a imprensa em Estrasburgo, o comissário de Impostos da União Europeia, Algirdas Semeta, minimizou a perspectiva de limitar o escopo da proposta. "O imposto deve garantir que o setor financeiro faça uma contribuição justa em um momento de consolidação fiscal", observou em nota.

Os participantes da União Europeia vão discutir a proposta antes de a comissão apresentar o plano para o G-20 em encontro em novembro.

"É tempo de o setor financeiro fazer uma contribuição para a sociedade", disse o presidente da Comissão Europeia (CE), José Durão Barroso, no Parlamento europeu ao anunciar a proposta em Estrasburgo, na França.

O secretário de Negócios do Reino Unido, Vince Cable, afirmou mais cendo que a taxação é "uma questão de competência nacional" e que as propostas da União Europeia para um imposto sobre as transações financeiras não podem ser forçadas no Reino Unido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário