Bolsas da Europa fecham com queda e quebram série de três altas

Publicado em 28/09/2011 14:13
O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira, quebrando uma sequência de três altas, diante da falta de detalhes sobre uma ação política iminente para conter a crise de dívida da região, o que coloca o mercado a caminho do quinto mês seguido de perdas. O FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos mais importantes papéis do continente, caiu 1,2%, para 927 pontos, segundo dados preliminares.

O movimento foi puxado pela forte queda de quase 25% no fundo de hedge Man Group, em meio a um expressivo volume de negócios, depois de o fundo reportar grandes saídas durante o verão do emisfério Norte.

No entanto, devido à intensidade da recente valorização de cerca de 7% do mercado, o ajuste foi relativamente sem alarde e com um reduzido giro, o que mostrou a falta de disposição de alguns investidores de montarem posições agressivas antes do final do trimestre, afirmaram operadores.

Embora não haja nenhuma saída simples e tranquila para o problema de dívida da zona do euro, "o debate se volta agora para 'quão grande esse fundo de resgate tem de ser?', o que na semana passada não foi nem discutido", disse o estrategista-chefe de ações para Estados Unidos e Europa do HSBC, Peter Sullivan. "Dessa forma, embora não tenhamos nenhuma notícia concreta, acho que o debate tem se movido para uma perspectiva mais positiva."

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,44%, a 5.217 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,89%, para 5.578 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,92%, a 2.995 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,47%, para 14.741 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,61%, a 8.480 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou com variação positiva de 0,07%, para 5.927 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética