Comitiva mato-grossense vai a Brasília cobrar reprovação do zoneamento

Publicado em 29/09/2011 17:19
Uma comitiva mato-grossense formada por representantes de organizações e entidades que atuam com meio ambiente, povos indígenas, agricultura familiar e movimentos sociais estará em Brasília, amanhã, para uma reunião com a Comissão Nacional de Zoneamento, Ministério do Meio Ambiente, representantes do Conselho Nacional de Meio Ambiente e com o Ministério Público Federal.

O objetivo é relatar as ilegalidades no processo de elaboração e aprovação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso, mostrar os prejuízos que virão com a sua implementação e pedir a reprovação da proposta nas esferas nacionais. As falhas e os prejuízos socioambientais do zoneamento aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governo do estado foram discutidos pela sociedade mato-grossense em maio, durante um seminário em Cuiabá que contou com a presença de indígenas, movimentos sociais, pesquisadores, parlamentares e promotores de justiça. Como resultado, foi elaborada uma carta contendo essas reflexões que, agora, será entregue aos representantes dos órgãos federais.

O documento aponta, entre outros problemas, a eliminação de terras indígenas, a redução de áreas voltadas à conservação e à proteção dos recursos hídricos, a falta de reconhecimento das áreas de agricultura familiar e a expansão das regiões destinadas à agricultura e à pecuária de alto impacto em detrimento das demais.

Os problemas com o zoneamento do estado são tantos e tão graves que motivou o Ministério Público do Estado a entrar, este mês, com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, na qual descreve que o atual zoneamento “revela-se um instrumento com en orme potencial de ser propulsor de graves prejuízos ambientais e econômicos ao Estado de Mato Grosso, merecendo, assim, a pronta intervenção do Poder Judiciário para anulá-la, em nome da higidez do ambiente, da sustentabilidade econômica, da qualidade de vida e, enfim, do bem estar da sociedade mato-grossense”.

Participam da reunião, em Brasília, diversos membros do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Grupo de Trabalho e Mobilização Social (GTMS), que é formado por mais de 130 instituições e movimentos sociais, Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Operação Amazônia nativa (Opan), entre outros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário