Europa: bolsas registram maior queda trimestral desde 2008

Publicado em 30/09/2011 13:54
O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta sexta-feira, terminando o trimestre com a pior performance desde final de 2008, devido ao aumento das preocupações de que o crescimento global esteja paralisando. Dados manufatureiros fracos vindos da China foram a mais recente evidência a sugerir uma desaceleração.

O FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos principais papéis do continente, caiu 1,6%, para 918 pontos, segundo dados preliminares nesta sexta-feira. No trimestre, o índice desabou 17,3%, maior baixa para o período desde o final de 2008.

O desempenho trimestral também foi afetado por preocupações com a crise de dívida na zona do euro, com formuladores de política monetária ainda devendo um plano sustentável para amenizar a situação. O índice de montadoras de automóveis e o de mineradoras estiveram entre os de pior desempenho nesta sexta-feira, em baixa de 4,6% e 2%, respectivamente, após fracas notícias da China. Esses setores também tiveram a pior performance ao longo do trimestre.

"Os fracos dados manufatureiros da China estão preocupando o mercado", disse o diretor geral da SVM Asset Management, Colin McLean, acrescentando que qualquer revisão para baixo no crescimento chinês vai atingir as ações de mineradoras, uma vez que os estoques vão crescer e adicionar pressão sobre os preços. E acrescentou: "Temos uma posição baixa em mineradoras há mais de um ano, cortamos a participação de importantes mineradoras em nossa carteira desde julho e não estamos mudando nossa posição."

Em Londres, o índice Financial Time fechou em baixa de 1,32%, a 5.128 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,44%, para 5.502 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,51%, a 2.981 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,39%, para 14.836 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,53%, a 8.546 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,25%, para 5.891 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário