Bolsas europeias encerram pior trimestre em quase uma década

Publicado em 30/09/2011 15:22
As bolsas europeias caíram forte nesta sexta-feira, diante de dados fracos das economias alemã e chinesa, confirmando os temores de uma desaceleração global.

Apesar da perda no dia, os mercados encerraram a semana com ganhos, compensando parte das pesadas perdas da semana anterior.

Já o desempenho ao fim deste terceiro trimestre, marcado pelo agravamento da crise financeira na região e pelos sinais de desaceleração da economia mundial, pode ser definido como desolador.

O FTSE 100, de Londres, por exemplo, afundou 13,7%, maior baixa trimestral em nove anos. Já as bolsas da França e da Alemanha acumularam perdas superiores a 25%.

Nesta sexta-feira, o FTSE 100 caiu 1,32%, para 5.128 pontos; o CAC 40, de Paris, recuou 1,51%, para 2.982 pontos; e o DAX, de Frankfurt, perdeu 2,44%, para 5.502 pontos.

Os bancos voltaram a aparecer na lista de maiores baixas. Societe Generale despencou 5,1% após os analistas do UBS rebaixarem a recomendação dos papéis para neutra. Deutsche Bank recuou 5,5%.

Outra baixa relevante do dia foi o papel da rede alemã de supermercados Metro (-3,3%). As vendas ao varejo no país recuaram 2,9% em agosto na comparação com julho.

Na China, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC para a China ficou em 49,9 em setembro, igual ao nível de agosto. O resultado indica que a atividade industrial continuou a recuar neste mês, embora levemente.

Já nos EUA, renda pessoal caiu 0,1% em agosto na comparação com julho. O resultado vem após ganhos muito pequenos registrados nos meses anteriores, e representa a primeira queda desde outubro de 2009. Analistas previam alta de 0,1%.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar