Bolsas da Ásia sobem após ajuda da China a ações de bancos

Publicado em 11/10/2011 09:43
As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, após a ação da China para ajudar seu mercado por meio da compra de ações de bancos nacionais. Os ganhos foram apoiados, também, pela esperança de que os líderes europeus estejam fazendo o necessário para proteger o sistema financeiro do continente.

As ações do mundo todo saíram do território negativo na segunda-feira, após a promessa dos líderes de Alemanha e França para criar um plano até o fim do mês que combata a crise de dívida da Grécia e recapitalize os bancos da Europa.

Os quatro maiores bancos da China dispararam depois que o braço doméstico do fundo soberano do país comprou seus papéis no mercado secundário. É a primeira medida de Pequim para dar suporte aos preços das ações desde a crise financeira de 2008.

Mas os profissionais do mercado continuaram cautelosos, reduzindo a alta inicial do índice de Xangai para apenas 0,16 por cento no fim do pregão. O índice acumula baixa de quase 17 por cento neste ano, em meio à preocupações sobre a velocidade do crescimento econômico chinês.

"Isso é mais psicológico do que relacionado a fundamentos", disse Cheng Yi, analista sênior da Xiangcai Securities em Xangai, falando sobre a ação da China. "Se 2008 servir de indicação, nós podemos ver os preços das ações caírem após um impulso inicial.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 1,95 por cento, compensando os ganhos registrados em outros mercados da região na segunda-feira, quando o Japão estava em feriado.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,48 por cento.

O índice de Seul encerrou em alta de 1,62 por cento. O mercado ganhou 2,43 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan se apreciou 2,59 por cento. Cingapura subiu 0,93 por cento e Sydney fechou com valorização de 0,63 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário