MERCADO FINANCEIRO: Expectativas com reunião da UE trazem cautela aos negócios nesta quarta-feira

Publicado em 26/10/2011 08:48
Nesta quarta-feira, todas as atenções e expectativas do mercado financeiro estão concentradas na reunião de líderes da Zona do Euro. A Grécia é o foco das preocupações e o principal assunto da pauta. Além disso, estão em discussão também a recapitalização do setor financeiro e o fortalecimento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.

O que se espera agora é que se confirme o anúncio pelo presidente francês Nicolas Sarkozy e pela chanceler alemã Angela Merkel de um plano abrangente que possa conter a expansão da crise da divida europeia após essa reunião de cúpula da União Europeia que acontece hoje e está previsto para ter início às 13h (horário de Brasília).

De acordo com informações da agência Dow Jones, noticiadas pelo site do Estado de S. Paulo, deverá haver uma maioria a favor da resolução que amplia o fundo de resgata de 440 bilhões para 1 trilhão de euros sem um aumento nas garantias dos países contribuintes.

Diante de um cenário ainda desconhecido, os negócios no mercado financeiro exibem bastante cautela nesta quarta-feira, porém, o tom já é mais otimista do que nos últimos dias.

Na Ásia, as principais bolsas de valores fecharam em alta, entretanto, com ganhos limitados. A "preocupação" é sobre qual será o impacto desse importante encontro que acontece hoje.

Embuídas do mesmo sentimento de incerteza, na Europa, as bolsas operavam próximas da estabilidade, alheias a uma tendência definida. O temor agora é de que o acordo que deve sair ainda nesta quarta-feira possa ficar aquém do esperado e não ser tão forte quanto o necessário.

Veja o que dizem os demais veículos de comunicação sobre o comportamento do mercado financeiro nesta quarta-feira:
(Clique nos títulos e leia as notícias na íntegra).

>> No Valor: Mercado concentra atenção em reunião de líderes da zona do euro

A reunião dos líderes da zona do euro concentra as atenções do mercado nesta quarta-feira, diante da expectativa do anúncio de um plano final para combater a crise da região. A situação emergencial da Grécia está no foco das discussões, assim como a recapitalização do setor financeiro e o fortalecimento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF, na sigla em inglês).

Nos Estados Unidos, a agenda do dia reserva a publicação de indicadores de encomendas de bens duráveis e vendas de imóveis novos, além da variação semanal dos estoques de petróleo e derivados.

>> No Estadão: Alemanha deve apoiar aumento de fundo de ajuda para € 1 trilhão

O Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento da Alemanha, deverá aprovar as propostas para reforçar o fundo de resgate da zona do euro, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), em uma votação nesta manhã.

A agenda de eventos da Europa para esta quarta-feira traz como destaque a segunda reunião de cúpula da União Europeia prevista para esta semana, em Bruxelas. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, haviam dito na semana passada que apresentariam um plano abrangente para combater a crise na região após esse encontro.

>> Na Folha: Bolsas da Ásia têm alta limitada por cautela com UE

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, mas tiveram os ganhos limitados por preocupações crescentes de que o resultado de uma importante reunião de líderes europeus fique abaixo das expectativas para conter a crise de dívida da zona do euro.

>> Na Veja: Na Europa, mercados operam estáveis antes de cúpula da UE

As bolsas de valores da Europa operavam perto da estabilidade nesta quarta-feira, com resultados empresariais sendo ofuscados pela preocupação de que a cúpula da União Europeia não renda um pacote forte o bastante para combater a crise de dívida da zona do euro.

O disacordo continua sobre aspectos críticos de um potencial acordo antes da reunião, que deve começar às 13h (horário de Brasília). Um dos pontos de conflito é como dar ao fundo de resgate do bloco um poder maior.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota Oficial: FPA manifesta apoio ao candidato Flávio Bolsonaro
Wall Street abre em alta com dados fracos do mercado de trabalho e rendimentos mais baixos
Ibovespa abre em alta com dados fracos de emprego dos EUA e eleições no radar
Petrobras confirma manutenção de refinaria no Paraná e prevê gasto de R$800 mi
Produção industrial no Brasil frustra expectativa e volta a cair em agosto
Dólar cede ante o real após dados fracos de emprego nos EUA