EUROPA: União Europeia propõe redução de 50% da dívida grega e considera ajuda de economias emergentes

Publicado em 26/10/2011 17:04
Novidades positivas vindas da Europa. Os líderes da União Europeia acordaram em reduzir o endividamento da Grécia em 50%. De acordo com uma notícia no site do Estado de S. Paulo, a proposta ainda não foi fechada com os investidores privados. 

Segundo o El País, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel se comprometeram a negociar o perdão da dívida diretamente com os bancos. Complementando a informação, o Financial Times, da Inglaterra, informou que a Zona do Euro defende um plano que objetiva a redução do endividamento grego em um terço até 2013. 

Ajuda dos emergentes - Na reunião que acontece nesta quarta-feira, em Bruxelas, a União Europeia voltou a considerar pedir ajuda de países emergentes para a ampliação do fuundo de resgate como forma de contenção da crise. 

Uma opção seria criar um mecanismo especial de investimento, em parceria com o FMI, para atrair investidores estrangeiros privados e públicos. Brasil e China são dois dos principais focos da UE. 

O Valor Econômico noticiou ainda que o presidente francês Nicolas Sarkozy deverá fazer uma ligação a Hu Jintao, presidente da China, para discutir como poderia ser a contribuição da nação asiática para o fundo de investimento. 

Veja as últimas notícias sobre a evolução da reunião da UE nos principais veículos de comunicação:

>> No Valor: Sarkozy deve conversar com a China sobre participação em fundo europeu

O presidente da França, Nicolas Srkozy, pretende telefonar para o presidente chinês, Hu Jintao, nesta quinta-feira para discutir como a China pode contribuir para o fundo de investimento que será criado na zona do euro como forma de solucionar a crise financeira na região.


A União Europeia voltou a considerar, durante a cúpula de governantes que está sendo realizada em Bruxelas, nesta quarta-feira, recorrer à ajuda dos países emergentes para conter a crise da dívida soberana na zona do euro.

>> Na Reuters: Zona do euro alavancará EFSF para 1 trilhão de euros

Os líderes da zona do euro pretendem elevar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, na sigla em inglês) para em torno de 1 trilhão de euros, informaram fontes da zona do euro nesta quarta-feira.
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética